Como criar um chatbot para suporte técnico?

Por Larissa Ferreira em ChatBot
Uma mão segurando um celular e uma imagem de robô saindo do mesmo

Como criar um chatbot para suporte técnico? Nesse conteúdo vamos mostrar porque é importante, como criar com o Zapmizer e quais as perguntas mais fundamentais para seu chatbot.

Como criar um chatbot para suporte técnico: Por que é importante?

Como criar um chatbot para suporte pode ser fundamental? Essa é uma questão que as empresas ficam na dúvida por conta do investimento. Entretanto, podemos dizer que o investimento é mais barato do que você pode imaginar e simples de ser feito.

O suporte técnico tem o objetivo de responder dúvidas do cliente ao utilizar um produto ou serviço. Muitas vezes, essas dúvidas são recorrentes e podem ser resolvidas sem a necessidade de um atendente humano. 

Dessa forma, um chatbot bem configurado pode agilizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente. Com isso, um chatbot é fundamental para:

  • Atendimento 24/7, sem pausa: O chatbot está sempre disponível, seja de madrugada ou no meio de um feriado. Isso significa que o cliente recebe suporte imediato, sem precisar esperar pelo horário comercial.
  • Respostas sempre no mesmo padrão: Nada de informações desencontradas! O chatbot garante que todas as respostas sejam consistentes, evitando confusões e garantindo que o cliente sempre receba a orientação certa.
  • Menos custos, mais eficiência: Com o atendimento automatizado, você não precisa de uma equipe gigante disponível o tempo todo. Isso reduz custos operacionais sem comprometer a qualidade do suporte.
  • Atendimento cada vez melhor: Analisando as interações do chatbot, dá para identificar as dúvidas mais comuns, ajustar as respostas e até treinar a equipe humana para oferecer um suporte ainda mais certeiro.

Como criar um chatbot para suporte técnico com o Zapmizer?

Agora que você entendeu a importância, vamos mostrar como criar um chatbot para suporte técnico.

Passo 1: Defina perguntas mais frequentes

Primeiramente, é fundamental que sua empresa defina quais são as perguntas mais frequentes. Acredite, quando separamos tanto as perguntas quanto as respostas para elas, começamos nosso chatbot com o pé direito. 

Isso evita que a equipe fique perdida e os clientes com interações confusas ou sem resposta. Além disso, organizar essas informações permite criar um fluxo de conversa mais natural e direto ao ponto, reduzindo a frustração do usuário.

Por exemplo, se você tem um e-commerce, algumas perguntas comuns podem ser: “Qual o prazo de entrega?”, “Como rastrear meu pedido?” ou “Quais formas de pagamento são aceitas?”. Claro que isso será diferente de acordo com o nicho da sua empresa.

Precisamos concordar que qualquer alteração se torna muito mais simples, antes do chabot estar rodando, não é verdade? 

Afinal, é possível fazer múltiplas revisões sem se preocupar com possíveis erros no momento. Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre erros comuns em chatbots, aqui mostramos como evitá-los

Passo 2: Crie fluxos no Zapmizer

Após definir quais as perguntas mais frequentes e respostas para cada uma, é necessário criar os fluxos no Zapmizer.

  1. No painel principal do Zapmizer, clique em “Fluxos” no canto superior esquerdo.
  2. Clique em “Novo fluxo”, selecione a opção “Chatbot” e nomeie o fluxo. Em seguida, vá no fluxograma e clique no quadrado “Gatilho”.
  3. Escolha o tipo de gatilho “Mensagem recebida”. Em seguida, defina o critério da mensagem como “Qualquer coisa” e clique em “Aplicar”.
  4. No menu lateral esquerdo, clique na opção “Texto”. Em seguida, na aba que aparece no fluxograma, clique em “Adicionar mensagem”.
  5. Escreva a mensagem de saudação e ofereça opções numeradas para o cliente escolher, como:

“Olá! Sou o assistente virtual de suporte técnico. Escolha uma das opções abaixo com sua dúvida: 1 – Redefinir senha, 2 – Atualizar software, 3 – Problemas de conexão, 4 – Falar com um atendente”

  1. No fluxograma, passe o mouse no lado direito do quadrado “Gatilho” até aparecer um “+” azul.
  2. Clique, segure e arraste a linha até o retângulo da mensagem de saudação para conectá-los. Em seguida, vá no menu lateral esquerdo e clique novamente em “Texto”.
  3. Clique em “Adicionar mensagem” e escreva a resposta para cada opção, como:
  • Opção 1: “Para redefinir sua senha, acesse Configurações > Conta > Redefinir Senha.”
  • Opção 2: “Para atualizar o software, acesse Configurações > Atualizações > Verificar Atualizações.”
  • Opção 3: “Se sua conexão está instável, tente reiniciar o roteador e verificar os cabos.”
  • Opção 4: “Um de nossos atendentes entrará em contato em breve.”
  1. No fluxograma, passe o mouse sobre “Próximo passo” da mensagem de saudação até aparecer um “+” azul. Em seguida, clique, segure e arraste a linha até a mensagem de resposta correspondente.

Passo 3: Transferência para o atendimento

Por fim, precisamos finalizar os fluxos de atendimento e garantir a transferência para a equipe de atendimento caso seja necessário.

  1. Clique no símbolo de avançar que conecta a mensagem de saudação à resposta.
  2. Escolha a condição “Resposta”, selecione “For exatamente” e escreva o número correspondente àquela opção.
  3. Repita esse processo para todas as opções configuradas.
  4. Revise todas as conexões no fluxograma.
  5. Clique em “Salvar” e faça um teste enviando mensagens para verificar se o chatbot responde corretamente.

Após conectar todas as perguntas com as respostas é fundamental colocar no final de cada resposta, se a pergunta foi respondida com opções de sim ou não para o cliente. Caso não tenha sido respondida, os atendentes precisam entrar em ação.

O mais importante é que o atendimento humano seja avaliado como uma forma de melhorar a resposta. Dessa forma, criando um ciclo produtivo e de melhora constante.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre as melhores práticas para chatbots no WhatsApp, aqui mostramos como otimizar a experiência do cliente

Como criar um chatbot para suporte técnico: Quais perguntas o chatbot da sua empresa precisa responder?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos mostrar quais perguntas que o chatbot de qualquer empresa deve responder. Isso é muito importante para começar a lista da sua empresa e garantir que as perguntas mais fundamentais sejam respondidas. Elas são:

  • Quais as garantias que a empresa oferece?
  • Onde posso encontrar os produtos e serviços?
  • Posso falar com um atendente humano agora?
  • Onde posso verificar o prazo da minha entrega?
  • Quais são as formas de pagamento aceitas?

Gostou do nosso conteúdo sobre como criar um chatbot para suporte técnico? Compartilhe este conteúdo com outros empreendedores e veja mais no nosso blog.

Assim você vai ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre tecnologia, marketing digital e muito mais.

Banner de divulgação do Zapmizer, uma ferramenta de gestão online do WhatsApp e atendimento ao cliente.
Larissa Ferreira

Relacionado