Prova social no WhatsApp: Como usar a estratégia para conversão?

Por Stella Caroline em WhatsApp Marketing
Prova social no WhatsApp - Fundo verde em degradê com a ilustração de um celular deitado na diagonal com a logo do WhatsApp no formato 3D centralizada.

Se você quer potencializar as interações com os clientes mais diretamente, a prova social no WhatsApp é uma ótima estratégia para alavancar conversão, follow-up e atendimento. 

Aqui, vamos falar sobre:

O que é a prova social;
Como esse gatilho mental funciona dentro da rede;
Por que é uma estratégia importante;
E como usar para atendimento e conversão. 

Como você pode ver, nosso conteúdo está recheado de informações e dicas relevantes. Assim, recomendamos que leia o artigo até o final.

Prova social no WhatsApp: O que é esse gatilho mental?

A prova social é um gatilho mental de copywriting que se baseia no fenômeno de que todas as pessoas tendem a seguir as ações de outras pessoas que estavam na mesma situação. 

Um exemplo simples que você, com certeza, já experimentou é quando um amigo ou familiar recomenda um produto que pode solucionar um problema que você está enfrentando no momento. 

No contexto de marketing, essa é uma ferramenta poderosa para convencer o seu cliente de que a solução da sua empresa é para ele. Se o WhatsApp é importante para sua empresa, essa técnica é fundamental para potencializar seus resultados.

Veja também nosso conteúdo sobre follow up, a técnica para fidelizarr leads e aumentar as suas vendas nesse ano

Prova social no WhatsApp: Por que é tão efetivo?

Agora que você já entendeu do que se trata essa técnica para o WhatsApp, vamos mostrar por que é tão efetivo unir esses dois elementos para o marketing da sua empresa.

Um dos gatilhos mentais mais fortes que existem

A prova social é um dos gatilhos mentais mais fortes que existem, pois é a maneira mais simples para o cliente ver o quão eficaz é uma solução. 

Se você observar, grande parte das técnicas de persuasão e marketing focam em tornar o produto ou serviço mais atrativo para o potencial cliente, não é verdade? 

No entanto, a prova social foca no que é mais importante: responder às dúvidas do cliente e provar que a solução da sua empresa funciona. 

Quando o cliente vê com seus próprios olhos outra pessoa com o problema resolvido ou as vantagens que ele tanto deseja, essa é a melhor forma de convencê-lo a adquirir a solução. Não é necessário nada mais.

Mostre, não conte!

Em 2013, a Sony estava promovendo o seu ‘W Series Walkman’, um tocador de música MP3 desenvolvido pela empresa para ser à prova d’água. Na sua estratégia, a Sony vendeu o seu produto dentro de uma garrafa d’água. 

A prova social é basicamente o teste aos olhos do público para verificar se a solução da sua empresa é realmente à prova d’água. 

Enquanto outras estratégias se concentram em contar o quão bom é o produto, a prova social se concentra em mostrar que o produto é bom, eliminando assim qualquer dúvida do seu cliente.

Potencializa o imediatismo do cliente

No WhatsApp, quando estamos interagindo com o cliente com o objetivo de converter a conversa em venda, percebemos que os clientes são imediatistas, não é verdade?

Afinal, quando o lead (potencial cliente) está no WhatsApp, significa que ele está atrás de uma solução, já passou por todas as outras etapas do funil e deseja pagar.

Assim, tudo que esse lead quente precisa é saber se a solução da sua empresa realmente funciona. Com isso, a prova social se torna um forte aliado ao atendimento rápido e eficiente da sua equipe.

Prova social no WhatsApp: Como usar no atendimento ao cliente e na conversão?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre como usar essa técnica no atendimento ao cliente e na conversão de três formas diferentes.

Compartilhar depoimentos

Depoimentos de clientes satisfeitos em vídeo ou por escrito são uma das formas mais poderosas de mostrar prova social. Esta é uma ótima maneira de apresentar um produto para um lead que ainda não comprou da sua empresa. Para isso, siga estes passos:

  1. Peça aos clientes satisfeitos que gravem um pequeno vídeo comentando sobre o produto, preferencialmente mostrando o uso do produto ou falando diretamente para a câmera.
  2. Em seguida, edite o vídeo para torná-lo mais profissional e adicione legendas para tornar claro o que o cliente satisfeito está dizendo.
  3. Envie o vídeo para os leads após descrever o produto em si. Uma mensagem como essa vai influenciar positivamente o seu lead.

Faça isso com todos os produtos e assegure-se de que sua equipe de atendimento tenha, pelo menos, um vídeo de cada produto para enviar sempre que necessário para um potencial cliente.

Mostrar estudos de caso

Estudos de caso são documentos detalhados que explicam um resultado de sucesso e tendem a ser mais efetivos com clientes que já compraram da sua empresa. 

Afinal, um lead que nunca comprou pode ter pouco interesse em um estudo de caso específico, enquanto um cliente que já comprou já sabe dos resultados que seu produto pode trazer e pode não se interessar por um depoimento.

Dessa forma, os estudos de caso tendem a ser melhores em um follow-up como uma oportunidade para o cliente que já comprou nosso produto. Para criar um estudo de caso, siga estes passos:

  1. Peça autorização do cliente para mostrar essas informações, sempre informando que não é necessário revelar quem é exatamente o cliente.
  2. Defina o problema e a solução utilizada, incluindo métricas e outras informações relevantes, como estatísticas.
  3. Reúna todas essas informações em um único documento e mostre para clientes que estão lidando com problemas iguais ou semelhantes.

Compartilhe números e estatísticas

Números e estatísticas funcionam tanto para clientes que já compraram os produtos da sua empresa quanto para os leads que ainda estão sendo aquecidos. 

Números fortes, como “Mais de 10.000 clientes satisfeitos”, e outras estatísticas relevantes para seu cliente, criam autoridade além da prova social. 

No entanto, todas as estatísticas e números devem refletir a realidade. Por isso, nossa recomendação é citar apenas estatísticas e números que os clientes consigam verificar.

Por exemplo, ao mencionar que há “mais de 10.000 clientes satisfeitos”, procure dizer em qual plataforma ou contexto específico, onde é possível verificar a nota desses clientes para sua empresa. 

Se sua empresa vende produtos na Amazon, seria mais interessante escrever “mais de 10.000 clientes satisfeitos na Amazon”. Isso oferece uma verificação tangível para os clientes em potencial.

Leia também:

Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais novidades do WhatsApp, das redes sociais e estratégias do marketing digital!

Stella Caroline

Relacionado