Chatbot no WhatsApp: Vale a pena para o seu negócio?

Por Stella Caroline em Inteligência Artificial
Chatbot no WhatsApp - Imagem ilustrativa desse tema com um computador num fundo, em degrade, verde e, no centro, um robô digital simbolizando o chatbot com balões de mensagens ao redor.

Chatbot no WhatsApp é uma alternativa que a maioria das empresas escolhem para automatizar seu atendimento e suporte ao cliente. Neste conteúdo, você verá se essa é, realmente, a melhor opção para sua empresa. 

Neste artigo, você vai entender o que são os chatbots, quais são as vantagens e desvantagens dessas ferramentas e, no fim, vamos dar nossa recomendação sobre se vale a pena ou não. 

Como você pode ver desde o início, será um conteúdo com bastante informação para sua empresa, portanto, leia até o final para não deixar escapar nenhuma informação.

Chatbot no WhatsApp: O que são?

Um chatbot é um software programado para interagir automaticamente com usuários por meio de mensagens de texto. 

Grande parte dessas ferramentas precisavam ser programadas, do início ao fim, e não tinham tanta autonomia. 

Dessa forma, elas ofereciam, apenas, algumas opções para o usuário escolher e, então, respondiam com uma mensagem pré-programada.

Por exemplo: uma loja com um chatbot pode incluir algumas opções pré-programadas, como ver o catálogo, falar com um atendente ou buscar informações. Dessa forma, o usuário poderia escolher uma dessas opções e ser atendido apenas pelo chatbot em alguns casos.

Tudo mudou com a inteligência artificial

Como você pode entender pela nossa explicação anterior, tudo mudou com a inteligência artificial, pois um grande problema foi resolvido: a limitação de opções. 

Afinal, todas as opções e as respostas do chatbot precisavam ser programadas e atualizadas periodicamente. 

Com a presença da IA, os chatbots conseguiram proporcionar uma experiência de conversa semelhante à de um humano, principalmente através de machine learning ou aprendizado de máquina. 

Tanto que, atualmente, muitas grandes empresas possuem suas próprias IAs que funcionam como chatbots para dar assistência aos seus clientes.

Quais tarefas o chatbot pode realizar?

Os chatbots conseguem realizar uma gama de atividades se forem pré-programados com essas opções. As tarefas mais comuns que essas ferramentas conseguem realizar são:

  • Suporte pós-venda
  • Agendamento
  • Fornecimento de informações
  • Atendimento ao cliente

Quando colocamos a IA em ação, temos mais algumas opções bem interessantes, como o gerenciamento de vendas com a solução prática de certos problemas que podem ocorrer, por exemplo. 

Além disso, a IA consegue tornar mais precisa a execução das tarefas que mencionamos anteriormente. 

Entretanto, existem várias empresas que fornecem essas ferramentas, e cada uma terá uma gama de opções diferentes, então fique atento principalmente a esse ponto.

Chatbot no WhatsApp: Quais as vantagens e desvantagens?

Agora que você já entendeu bastante como funcionam essas ferramentas e como a IA pode ter um papel revolucionário nessa questão, vamos falar sobre as desvantagens e vantagens dos chatbots.

Vantagens dos chatbots

Uma das principais vantagens dos chatbots é que sua empresa consegue ficar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana para seus clientes, fornecendo suporte. 

Isso garante que sua equipe de atendimento não fique cansada e que sua empresa não perca oportunidades. 

Com essas ferramentas, é possível automatizar certas tarefas repetitivas que consomem tempo e dinheiro, como responder às mesmas dúvidas dos clientes, agendar compromissos e realizar o pós-venda, por exemplo. 

Dessa forma, sua equipe pode se concentrar em questões mais complexas e estratégicas que precisam de um humano para funcionar. 

Por fim, com os chatbots, sua empresa oferece um suporte ainda mais proativo, com respostas rápidas e consistentes. 

Afinal, o cliente não precisa esperar por um profissional do seu time de atendimento para ter suas necessidades atendidas.

Desvantagens dos chatbots

Mesmo com a presença da inteligência artificial, há uma limitação de qualquer máquina nas nuances linguísticas em determinados contextos. É fato que as IAs são incríveis, mas dependem sempre da intervenção humana. 

Além disso, o chatbot, mesmo com o uso de IA, precisa de manutenções regulares para melhorar as opções e evitar falhas no atendimento. 

Por exemplo, é necessário atualizar a lista de perguntas mais frequentes e deixar as respostas mais claras. 

Por fim, todos nós sabemos que essas ferramentas tenham o uso da inteligência artificial e que as IAs estejam cada vez melhores em compreender os humanos. 

Ao mesmo tempo, em algumas situações delicadas, a IA não consegue replicar a mesma empatia que um humano. 

Dessa forma, nem todo negócio consegue usar essa opção, pois a falta de uma abordagem mais empática para um problema pode fazer com que a empresa perca vários clientes para sempre.

Chatbot no WhatsApp: Vale a pena?

O chatbot não deve ser visto nem como o herói da sua empresa com resultados mágicos nem como um vilão que vai substituir a equipe; é uma ferramenta, assim como muitas outras que você já utiliza. 

Dessa forma, vamos mostrar alguns cenários que você deve observar atentamente para tomar sua decisão.

Investimento inicial e para manutenção

Todo chatbot precisa de um investimento inicial que dependerá da empresa que você contratar. Além disso, é necessário manter contato com essa mesma empresa para garantir que a ferramenta receba manutenção. 

Afinal, como mencionamos anteriormente, algumas mensagens precisam ser reescritas e novas opções precisam ser adicionadas. 

Dessa forma, considere o valor de cada chatbot para verificar se vale a pena esse investimento ou não.

Chatbots com IA geralmente funcionam como serviço, ou seja, você precisa pagar uma assinatura todos os meses para usar o chatbot no seu WhatsApp. 

Se sua empresa vê esse investimento como uma oportunidade para alcançar mais clientes, vale a pena testar uma dessas ferramentas e verificar os resultados.

Se os valores não são interessantes agora, não recomendamos esse investimento no momento.

Essas são apenas algumas opções; existem muitos chatbots no mercado para você escolher de acordo com as necessidades do seu negócio.

É necessário manter os profissionais de atendimento

O Chatbot, por mais que tenha evoluído nos últimos anos, não consegue substituir uma equipe qualificada de atendimento. 

Mas é sempre importante ressaltar que o chatbot, ainda, não substituem o profissional humanizado.

Afinal, como mencionamos anteriormente, se houver qualquer problema, é fundamental que seu cliente tenha a opção de falar com um atendente humano para solucionar a questão. 

Dessa forma, se você ainda não possui uma equipe de atendimento na sua empresa, recomendamos que você invista nesses profissionais primeiro e, no futuro, invista em um chatbot.

Se este conteúdo sobre o WhatsApp foi útil para você, compartilhe agora! Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de muito mais novidades e estratégias do marketing digital para você!

Stella Caroline

Relacionado