Aumente suas vendas com WhatsApp Marketing

Por Stella Caroline em WhatsApp Marketing
A imagem de capa do artigo tem uma mão segurando um celular e sobreposto a ele, aparece uma linha verde de tendência de crescimento.

147 milhões de oportunidades. Esse é um bom número pra você? Ele serve pra te mostrar quantas pessoas podem ser atingidas através de uma boa campanha de marketing no WhatsApp. Ou aquilo que também chamamos de: WhatsApp Marketing. 

No ano de 2024, esse foi o número relatado de usuários no Brasil dessa ferramenta poderosa. 147 milhões! Obviamente, nem todos irão fazer parte da sua estratégia. Mas um canal desse tamanho não pode passar despercebido como um excelente meio para vender. E é sobre isso que trataremos neste artigo.

Como o WhatsApp pode transformar suas vendas, convertendo clientes de forma mais direta e pessoal. 

WhatsApp Marketing para aumentar o lucro - a imagem que ilustra o tópico tem o fundo de uma sala onde aparece uma mão, segurando um celular com a logo do WhatsApp aberta na tela em destaque.

Conheça e segmente (com o máximo de detalhes) seu público-alvo

Como dito acima, você não vai vender pra todos de uma vez só. Na verdade, muitos estão em etapas diferentes de sua vida e, portanto, nem estão prontos (ainda) pra comprar de você. 

Por isso, inicie entendendo quem é seu público-alvo. No WhatsApp marketing, essa etapa é fundamental para personalizar suas campanhas.

Após uma boa pesquisa, divida seu público em segmentos específicos. Use a maior quantidade de dados possível para entender:

  • onde essas pessoas vivem,
  • quais são seus gostos e comportamentos,
  • quais são suas maiores dificuldades e
  • suas preferências na hora da compra.

Feedbacks: peça sempre!

Para entender melhor as necessidades e desejos do seu público, use enquetes e questionários para ter um feedback mais direto. Pergunte aos clientes sobre suas preferências e expectativas. 

Ferramentas como SurveyMonkey ou Google Forms são usadas para facilitar a coleta desses dados. Pense em oferecer um incentivo pra participação nesses feedbacks, como um desconto ou um brinde, para aumentar a taxa de resposta.

Após isso, vem a fase chave da segmentação.

Por exemplo, se você vende roupas, crie grupos para jovens, profissionais de escritório e amantes de esportes. Segmentar dessa maneira garante que suas mensagens sejam relevantes para cada grupo e evita o envio de mensagens genéricas.

Outro exemplo seria uma livraria que segmenta seus clientes entre amantes de ficção científica, romance e auto ajuda, enviando recomendações de livros e eventos baseados nessas preferências.

Uma loja de cosméticos pode separar seus clientes com base em compras que já foram feitas. Clientes que compraram maquiagem podem receber promoções de lançamentos de batons e sombras. Já os clientes que mostraram suas preferências por cuidados com a pele recebem dicas de skincare e lançamentos de cremes. 

Para garantir que a segmentação seja precisa, utilize ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) que armazenam e analisam os dados dos clientes, permitindo criar divisões baseadas em comportamentos reais.

Recepcione calorosamente seu cliente

Agora que você já tem todas as informações dessas pessoas, é o momento de dobrar os esforços na produção de boas abordagens.

Na estratégia de WhatsApp Marketing, isso é ainda mais importante, pois o espaço é limitado e a mensagem precisa ser direta. Ao mesmo tempo em que precisa impactar positivamente o cliente.

1º passo a ser dado é a personalização das suas mensagens.

Assim como quando entramos em uma loja e somos recepcionados com um sorriso, um aperto de mão e um questionamento “Qual seu nome?”, deve funcionar no WhatsApp.

A imagem contém uma mulher parda de cabelos ondulados castanho, vestindo uma camisa de botão branca de manga curta e um avental marrom. De fundo, aparece uma feira de frutas e verduras.

Mesmo lá, as pessoas precisam se sentir únicas e importantes.

Use o nome do cliente e, caso já tenha, faça referências a compras anteriores. Por exemplo, “Oi, Maria! Temos novidades incríveis em roupas de verão que você vai adorar!” 

Um 2º passo é usar as ferramentas que o WhatsApp disponibiliza, como os Status. 

Use imagens e vídeos de alta qualidade para capturar a atenção. Nessa parte, você pode apresentar seu produto, anunciar promoções e descontos, campanhas que estão rolando e muito mais. 

Um vídeo demonstrando um produto ou um quem sabe um meme viral, pode aumentar as interações com seus clientes.

Por exemplo, uma loja de eletrônicos pode enviar um vídeo demonstrativo do novo smartphone que está lançando, destacando suas principais funções e vantagens. 

Outra boa ideia é incluir um link para um vídeo tutorial no YouTube. Isso passa a ideia de preocupação com a experiência do cliente. 

Um 3º passo é entender como ele está se sentindo “dentro de sua loja”.

Para isso, pense em criar um conteúdo mais interativo, enviando pra ele:

  • enquetes, 
  • perguntas mais diretas sobre seu atendimento,
  • quizzes etc. 

Isso funcionaria basicamente como oferecer um cafezinho pra ele em sua loja, enquanto aguarda ele decidir sobre algo relacionado à compra. Logicamente, faça isso sempre pensando em ajudá-lo a tirar suas dúvidas e por fim, comprar com você.

Estreite os laços com seus contatos

A estratégia do WhatsApp Marketing também te dá a capacidade de manter um relacionamento próximo e contínuo com seus clientes. Isso aumenta a confiança e a proximidade com a marca.

Uma das maneiras de manter esse laço estreito com o cliente é oferecendo um canal direto de comunicação para suporte ao cliente, por exemplo. Responda rapidamente às dúvidas e resolva os problemas que ele encontrou. 

Um bom atendimento ao cliente pode transformar uma experiência negativa em positiva!

Isso aumenta a chance dele fidelizar com seu negócio. Pense em treinar sua equipe para responder de uma forma mais pessoal e amigável, criando uma experiência única para cada cliente.

Um dos meios mais utilizados por quem tem como estratégia o WhatsApp Marketing, é implementar uma espécie de ‘programa de fidelidade’. Isso significa premiar o cliente que compra com recorrência. 

É uma tática muito usada por quem tem lojas físicas. E pode ser de grande ajuda também no digital.

BÔNUS!

Use o WhatsApp para informar os clientes sobre seus pontos acumulados, recompensas disponíveis e ofertas exclusivas para membros desse programa de fidelidade.

Para sempre incentivá-lo à compra, envie ofertas e promoções exclusivas para seus clientes por lá. 

A ilustração tem o fundo azul como cor principal e a silhueta, na cor cinza, de prédios na rua. No centro, tem uma boneca branca de cabelo preto, usando uma calça branca e blusa e sapato azuis, segurando sacolas de compras e em ambos os lados dela tem etiquetas de promoção onde tem escrito "big sale!" e "mega sale 50% off".

Segue uma boa mensagem de exemplo: “Olá, João! Aproveite 20% de desconto exclusivo para você em nossa nova coleção de inverno.” Ofertas limitadas, como “válido apenas por 24 horas”, podem criar um senso de urgência e incentivar ações rápidas.

Outra forma de premiar e bonificar seus clientes fiéis, é por usar envios de conteúdos úteis para eles. 

Por exemplo, uma academia pode criar um grupo no WhatsApp para seus membros, onde envia dicas de exercícios, vídeos de treinos e informações sobre aulas especiais. Ao fornecer materiais ricos em informação específica para eles, você atrai sua gratidão.

Agilize seu processo 

Para potencializar a eficiência das campanhas de WhatsApp Marketing, utilize ferramentas de automação e análise. Elas aceleram e diminuem seu esforço em gerenciar essas campanhas.

Conheça um pouco mais sobre o Zapmizer, que é uma dessas ferramentas de automação de processos pelo WhatsApp.

Você pode ter diversos processos facilitados com essa ferramenta. Por exemplo:

  • criar fluxos de atendimento,
  • conectar vários atendentes em um único número,
  • responder os clientes de forma automática,
  • fazer disparos em massa,
  • além de acompanhar tudo sobre sua campanha.

Através dessas ajudas, você pode pensar também em mensagens de follow-up. Elas são cruciais para ajudar aqueles clientes que por algum motivo não finalizaram seu processo, ou deixaram de interagir.

E falando sobre esse último ponto, um bom monitoramento pode te ajudar a melhorar suas campanhas de WhatsApp Marketing.

É importantíssimo ver pontos como taxa de abertura, cliques em links e conversões. Isso ajuda a ajustar suas estratégias em tempo real. 

Algumas outras plataformas de análise como Tableau ou Power BI podem ajudar a visualizar e interpretar os dados de maneira mais eficaz.

Em resumo de tudo que foi comentado neste artigo, a criação de campanhas eficientes de WhatsApp marketing envolve conhecer bem seu público, recepcioná-lo de forma calorosa e manter um relacionamento próximo com eles.

Com essas estratégias, você pode transformar o WhatsApp, que a princípio funcionava apenas como uma “rede social”, em uma poderosa ferramenta de vendas. 

Stella Caroline

Relacionado