WhatsApp no omnichannel: Como adicionar na sua estratégia?

Por Stella Caroline em WhatsApp Marketing
WhatsApp no omnichannel - Mulher parda de cabelo liso escuro, usando uma camisa amarela com gola branca, segurando um celular branco com as duas mãos e sorrindo olhando pra ele. Ela está sob um fundo verde.

WhatsApp no omnichannel pode ser uma estratégia transformadora para sua empresa. Neste conteúdo vamos falar o que é essa estratégia em detalhes, as vantagens de ter e como adicionar para sua empresa.

WhatsApp no omnichannel: O que é?

Para quem não sabe, omnichannel é uma das muitas formas de abordar o marketing da sua empresa. Como o próprio nome diz, a estratégia é integrar diversos canais de interação da sua empresa com os clientes.

Dessa forma, criando uma experiência fluida, coesa e de qualidade para todos os clientes independente da plataforma. Essa é uma estratégia interessante por diversos motivos e para demonstrar vamos imaginar o seguinte cenário.

Vamos imaginar que sua empresa tem Instagram, Facebook e e-mail mas o atendimento é feito apenas por telefone. Dessa forma, todos os clientes que não possuem o costume de entrar em contato por telefone não vão entrar em contato.

Entretanto, no pior cenário possível alguns dos clientes vão tentar entrar em contato por esses outros canais e mesmo assim não conseguir resposta ou não vão receber um atendimento padronizado.

Com isso, esses potenciais clientes podem ficar com uma impressão negativa da sua empresa, o que é extremamente negativo no longo prazo.

O WhatsApp é um importante braço desses vários canais que sua empresa pode ter. Afinal, o WhatsApp possui diversas vantagens e é muito usado pela grande maioria das pessoas.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre o atendimento omnichannel se você deseja saber mais dessa estratégia geral

WhatsApp no omnichannel: Vantagens dessa estratégia

Agora que você entendeu o básico sobre o omnichannel, vamos falar sobre as principais vantagens que essa estratégia possui.

WhatsApp no omnichannel: Comunicação quase instantânea

A primeira vantagem quando adicionamos o Whatsapp junto aos outros canais da nossa estratégia, temos algo que quase nenhum outro canal consegue: A comunicação quase instantânea.

Diferente de outros diversos canais que podemos ter, somente no WhatsApp a maioria dos clientes respondem tão rápido ou pelo menos conseguem ver a mensagem tão rápido.

É claro que isso não significa que os outros canais não funcionam. Por exemplo, o e-mail é um grande canal de vendas e de atendimento, mas é necessário esperar o cliente abrir o e-mail em apenas um momento do dia e responder.

Enquanto no WhatsApp, a maioria das pessoas abrem múltiplas vezes. Dessa forma, é possível entrar em contato e já tentar fazer a conversão desde o primeiro momento. 

WhatsApp no omnichannel: Potencial de alcance 

Precisamos lembrar que no mundo todo há dois bilhões de usuários ativos nesse mensageiro. Dessa forma, quando colocamos o WhatsApp dentro da nossa estratégia já temos uma grande base de clientes que já usam a ferramenta.

Hoje, por mais difícil que pareça, algumas pessoas simplesmente não possuem um perfil em uma determinada rede social. Algumas pessoas preferem o Instagram, outras o Tiktok, outras o Twitter, mas até as mais ocupadas possuem o WhatsApp.

Dessa forma, mesmo que sua estratégia omnichannel já esteja ocorrendo há alguns meses ou começando agora, o WhatsApp será a forma de contato mais simples entre cliente e empresa porque sua base aumenta e muito.

WhatsApp no omnichannel: Redução de custos

É necessário de uma ferramenta para enviar e-mails em massa, é necessário a contratação de uma empresa de call center ou contratar colaboradores para o atendimento via telefone, mas o WhatsApp reduz bastante os custos.

Afinal, a ferramenta é de graça e os próprios recursos que existem no WhatsApp Business são mais do que o suficiente para atender os clientes ou usar o aplicativo como uma forma de canal de conversão para os clientes.

Dessa forma, ao inserir o aplicativo em sua estratégia, não terá grandes custos envolvidos, o que é uma vantagem bastante considerável já que provavelmente sua empresa já investe em diversas ferramentas.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre a era do marketing 5.0, uma verdadeira revolução no marketing

WhatsApp no omnichannel: Como adicionar essa estratégia para sua empresa?

Para finalizar nosso conteúdo vamos falar sobre como adicionar essa estratégia para sua empresa e integrar o WhatsApp a sua ferramenta de omnichannel.

Passo 1: Crie um perfil comercial no WhatsApp

Primeiramente, crie um perfil comercial no WhatsApp instalando o aplicativo WhatsApp Business em seu smartphone. O app está disponível tanto para IOS na Apple Store quanto para Android na Google Play Store.

Isso é fundamental porque apesar de usar uma ferramenta omnichannel, muito provavelmente você vai querer a versão para empresas do aplicativo pela sua variedade de recursos. Os principais recursos são:

  • Mensagens pré-programadas
  • Catálogo de produtos e serviços
  • Etiquetas para classificar as conversas
  • API do WhatsApp para integração em outros serviços

Além disso, a integração tende a ser muito mais simples quando se utiliza essa versão do WhatsApp.

Passo 2: Integre em sua ferramenta omnichannel

Após criar o seu perfil comercial com o WhatsApp Business, está na hora de integrar com sua ferramenta omnichannel. Ou seja, com o seu CRM e como cada ferramenta tem seu próprio processo, vamos focar em você que ainda não decidiu qual CRM utilizar.

Afinal, você pode estar lendo nosso conteúdo com o objetivo de começar a usar uma ferramenta de CRM. Nesse caso, vamos recomendar uma lista das melhores que existem:

  • Zendesk 
  • Hubspot
  • Pipedrive
  • Dito

Passo 3: Mostre que o canal do WhatsApp está ativo

Após integrar o WhatsApp a sua ferramenta de Omnichannel, é hora de mostrar que o canal está ativo. Afinal, os clientes precisam chegar até esse canal para que a estrateǵia funcione, não é verdade?

Dessa forma, mostre que o canal está ativo em todos os outros canais como Instagram, Facebook, site, e-mail e outros para que os clientes tenham essa consciência.

Nossa recomendação é que o seu canal do WhatsApp tenha um objetivo específico, como atendimento ao cliente, por exemplo. Dessa forma, os leads e clientes vão ter um motivo específico para ir até o WhatsApp.

É claro que essa estratégia vai variar de acordo com seus objetivos com o omnichannel. Porém, sem um objetivo específico, muito provavelmente as pessoas vão se manter nos mesmo canais que costumavam utilizar.

Gostaria de ler mais conteúdos sobre estratégias para o WhatsApp? Então, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

Stella Caroline

Relacionado