Passo a passo: como trancar uma conversa no WhatsApp [2024]
Por Stella Caroline em WhatsAppVocê sabia que é possível proteger com senha ou biometria conversas específicas e até código secreto no WhatsApp? Essa não é, exatamente, uma funcionalidade nova, foi lançada em 2023. Mas é sempre bom lembrar da opção para quem deseja ter mais privacidade no WhatsApp, em chats individuais ou em grupo.
Assista também:
Privacidade no WhatsApp: Uma camada de proteção adicional
De acordo com a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, essa função é ótima para quem precisa compartilhar o celular com alguém e não quer que determinadas conversas sejam acessadas.
Como resultado, a empresa afirma que “essa funcionalidade é ótima para pessoas que precisam compartilhar seus telefones de vez em quando com um familiar ou para aqueles momentos em que outra pessoa segura seu telefone no momento exato em que chega uma mensagem especial”.
Além disso, ao bloquear uma conversa, você a remove da caixa de entrada e a coloca em uma pasta chamada “Conversas protegidas”, acessível apenas com a senha já cadastrada no celular ou por biometria, como a impressão digital. O recurso também oculta automaticamente o conteúdo dessa conversa nas notificações.
Dessa forma, caso alguém pegue o seu celular, mas não tenha biometria cadastrada, essa pessoa não conseguirá acessar o chat protegido.
Por fim, esse é mais um dos diversos recursos que o aplicativo de mensagem disponibiliza para que os usuários se sintam mais seguros ao utilizá-lo.
Conversas trancadas: Ainda não sabe como usar? É bem simples!
- Primeiro é preciso verificar se o app está atualizado
- Abra o aplicativo do WhatsApp
- Toque no nome de um contato ou grupo
- Selecione a opção de bloqueio para proteger as conversas
Pronto, agora o chat selecionado ficará invisível na tela inicial do WhatsApp e nas notificações do aparelho.
Dobre a segurança da sua conta!
Você pode acessar a conversa protegida inserindo a senha ou a biometria cadastrada no dispositivo. Para isso, basta arrastar lentamente para baixo a caixa de entrada, inserir a senha ou biometria e clicar na conversa desejada.
Vale destacar que o app não bloqueia chamadas telefônicas. Outro ponto importante é que o chat fica bloqueado apenas no smartphone onde você ativou o recurso. Ou seja, no WhatsApp Web, a conversa pode ser lida sem precisar desbloquear por senha.
Se você usar o recurso de backup e a ferramenta de restauração do WhatsApp, os bate-papos bloqueados permanecerão bloqueados quando transferir os dados para um novo telefone. Além disso, para bloquear uma conversa arquivada, é preciso antes desarquivar o chat.
E tem mais! Para quem quer ainda mais segurança, é possível cadastrar um código secreto de acesso. A nova ferramenta permite a criação de um código único para ocultar mensagens, separado dos sistemas mencionados anteriormente. Esse código pode ser formado pela junção de letras e números ou até emojis.
Além disso, o usuário também pode esconder a pasta de conversas trancadas. O atalho só aparece na lista do aplicativo depois que a pessoa escreve o código na barra de pesquisa.
Para trancar, basta pressionar a conversa desejada, sem soltar, que a opção aparece.
No lançamento desse recurso adicional, em comunicado, o Whatsapp destacou que continuará aprimorando essa e outras funcionalidades. Outra possível novidade é a restrição de acesso a uma conversa apenas pressionando-a na lista de chats.
Privacidade no WhatsApp: Como criar o código secreto?
Já tendo ao menos uma conversa oculta, basta seguir os seguintes passos:
- Dentro da pasta “Conversas ocultas”, clicar no menu de três pontinhos;
- Clicar em “Configurar as conversas ocultas”;
- Selecionar a opção para criar o código secreto.
A conversa secreta e código secreto leva o nível de segurança e privacidade do whatsapp a um outro patamar. Entre as suas principais vantagens temos a garantia de que as conversas podem estar protegidas de qualquer tentativa de acesso não autorizado. Também é uma forma de se proteger de ataques de terceiros. Atém mesmo os hackers mais habilidosos terão dificuldade para ultrapassar essa barreira.
Leia também:
Quer se manter atualizado sobre as novidades tecnológicas, das redes sociais e sobre marketing digital? Continue acompanhando nosso blog!